Clique nas imagens para ampliar
O ALAMBIQUE DE FEMEL E A PRODUÇÃO DE CACHAÇA
A cachaça de cana de açúcar é a bebida mais popular no Brasil. Este destilado de aguardente ocupa o segundo lugar no consumo de bebidas alcoólicas, atrás somente da cerveja. O drink mais famoso no Brasil utilizando a cachaça é a caipirinha, é uma mistura de pinga (cachaça), limão, açúcar e gelo. Este drink faz parte da cultura brasileira, um estrangeiro que venha nos visitar aqui no Brasil, não pode ficar de experimentar nossa famosa bebida.
A produção de uma cachaça industrial é feita em colunas de inox, e a produção da cachaça artesanal é feita em alambiques de cobre. O alambique de cobre tem de diferentes formatos, tamanhos e volumes e ele é um dos mais comuns nessa produção artesanal.
Embora o alambique tradicional para destilar a cachaça artesanal é o de cobre, também existe o de vidro conhecido como alambique de femel. Alguns produtores preferem o alambique de femel de vidro, por ser um equipamento satisfatório de ótima qualidade, que é possível assistir o processo de evaporação e condensação, além de ser um destilador de baixo custo.
O alambique de femel de vidro é um equipamento utilizado na destilação de bebidas alcoólicas. Além da cachaça o alambique de femel pode fazer rum, whisky e outras bebidas em geral.
A Labor-Quimi é uma indústria de vidros, e é especialista em fabricar alambique de femel, para produção de bebidas alcoólicas artesanais. O alambique de femel é feito de vidro borosilicato, este vidro é o ideal para suportar aquecimentos que normalmente é suposto o alambique de femel nas fábricas artesanais para o processo de evaporação e condensação.
O alambique de femel de vidro completo é fabricado em 2 peças, o destilador e a erlenmeyer. A erlenmeyer é um frasco graduado cônico e tem uma boca especial com junta esmerilhada fêmea para o encaixe do destilador, ela é fabricada nas capacidades três, cinco e seis litros.
O destilador de vidro tem junta macho para encaixar na erlenmeyer, um pescoço comprido, uma ampola encamisada com entrada e saída de água para resfriamento e tubo lateral com ângulo de 75° e uma saída para gotejamento.